segunda-feira, 19 de maio de 2008

Proposta

Texto que eu recebi por e-Mail de um professor.

O que esperar do período que se inicia? Propomos a vocês 4 metas:

(1) Formação. Para vocês se formarem, precisam ser aprovados em todas as disciplinas. Não considerem como aceitável reprovar em uma disciplina. Se estiver difícil, estudem mais. Se o professor for exigente, estudem o dobro. Se o professor for muito exigente, estudem o triplo. Se lhes for exigido 75% de presença, venham em 100%. Se receberem falta por chegar as 8:05, cheguem as 7:30. Se o professor der 1 semana de prazo, façam em 5 dias. Se exigir 10 páginas, escrevam 11.

(2) Formação com excelência. A nota mínima para aprovação na UFSCar é 6. Mas 6 não é uma boa meta para vocês. Tenham como meta estudar para tirar 10. Se tiverem como meta a nota 6, conseguirão a nota 6. Isso é pouco pra vocês. Tenham como meta a nota 10. Lutem para passar com 10.

(3) Formação com excelência, para a profissão. Para serem aprovados, terão que estudar, fazer trabalhos, etc. Não estudem só para passar com 10. Não façam trabalhos apenas para passar com 10. Aproveitem o estudo e os trabalhos para se preparar para a atuação profissional. Se um professor solicitar que desenvolvam um pequeno software, como trabalho, aproveitem e desenvolvam um grande e excelente software; ofereçam a alguma empresa, talvez. Se forem solicitados a entrevistar uma empresa, ou a propor algo para solucionar os problemas de uma empresa, façam esse trabalho como se estivessem ganhando muito bem pra isso, e talvez buscando impressionar para ganhar uma promoção. O maior risco que vocês vão correr é realmente ganhar a promoção. Aproveitem os estudos, trabalhos e avaliações para alavancar sua vida profissional.

(4) Formação com excelência, para a profissão e para a vida. Vocês podem ser aprovados, com 10, alavancando a vida profissional... mas magoando algum colega, ou agindo de forma anti-ética em alguma avaliação. Isso é pouco para vocês. Propomos que alcancem as metas (1), (2), e (3) mostrando ao mundo que vocês não estão se preparando apenas para serem bons profissionais; estão se preparando para a vida. Sejam uma aula de vida ambulante, iluminando a todos que cruzarem o seu caminho.

2 comentários:

  1. Anônimo19:48

    Me cheira a Ferrari isso ai!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:00

    Tá com o olfato aguçado, hein? =P

    ResponderExcluir