sábado, 17 de janeiro de 2009

Festa do Figo

Vejam a história da invenção da Rainha da Festa.

O concurso para eleição da rainha da Festa do Figo foi uma idéia trazida por Antônio Palácio Neto da Festa da Maçã, realizada em São José dos Campos em 1951.

Em Valinhos, este concurso por vários anos mexeu com a cidade, envolvendo diversos segmentos da sociedade em especial as empresas que escreviam suas candidatas, uma vez que vencia aquela que vendesse mais votos. O concurso tornou os bailes de coroação da rainha um dos mais tradicionais e disputados eventos da região. Porém, antes da introdução do concurso da rainha, já na primeira festa oficial, em 1950, era realizado o concurso para a escolha da menina rainha do figo, ou como muitos chamavam “bonequinhas vivas”. Neste ano, os trabalhos de escolha da rainha do figo foram presididos por Ferdinando Panattoni, diretor da sucursal “A Gazeta”, jornal de SP que dava ampla cobertura para nossas festas. A escolha foi transmitida ao vivo pelo tradicional sistema de auto-falante valinhense e pela rádio educadora de Campinas. A vencedora foi Nair Spanholetto, que obteve 830 votos. Com a introdução do concurso oficial para escolha da rainha, não eram mais as meninas as escolhidas, mas sim as moças, que passariam então a representar o mais importante evento turístico de Valinhos ao longo de sua realização.

A primeira rainha da Festa do Figo foi Amália Terezinha Antoniazzi, em 1952, no concurso patrocinado pela empresa Palácio e Mamprim. De 1952 a 1972, o concurso foi realizado ininterruptamente. Em 1975 é realizado o último concurso, retomado em 1991 sendo realizado até hoje.



Concurso 2009:
Princesa - Vanessa Ferreira de Queros
Princesa - Vanessa de Oliveira
Rainha - Talita Capellato Borin


Fonte: Festa do Figo

2 comentários:

  1. Anônimo15:44

    E ninguém me chamou pra ajudar a escolher a rainha do figo =(

    ResponderExcluir
  2. sei la prefiro

    a velha do BBB

    ResponderExcluir