segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Diário de estagiário #11

Mal a semana começou e já tem feriado amanhã. Ah, que vida boa! Mas, enfim, vamos ao que interessa.


Ontem a noite passei 1 hora tentando fazer um laço novo de gravata. Inacreditavelmente, ficou bom (claro, depois de refazer umas 15x). Hoje pela manhã foram somente uma meia dúzia de pessoas no fretado. O trânsito estava tremendamente calmo, e o metrô, que já é tranquilo, estava deserto. Cheguei cedo no prédio, tomei meu suco de laranja e subi para a minha mesa. Fiz as palavras cruzadas do jornal, agendei algumas reuniões e passei a tarde inteira estudando sobre Segurança da Informação. O tema é muito interessante.

Hoje também tive a minha primeira ligação no ramal. Tambores rufando, toda a emoção da 1ª ligação e... ENGANO! Mas que bom, hein?! Assim não dá.

3 comentários:

  1. Knapas20:45

    Talvez seja pelo fato de nunca ter sido estagiária , talvez seja pelo fato de, mínimo, uns três estágiários por dia me encherem o saco no trabalho exigindo seus direitos, querendo prorrogação de contrato, querendo férias ... mas enfim ... não gosto de estagiários.

    Trabalham só 6 horas por dia , ganham bem (pra quem trabalha 6 horas por dia) e reclamam dizendo que ganham mal, não tem responsabilidades(e mesmo que tenham, depois que sairem da empresa podem processá-la, exigindo vinculo empregatício por fazer o 'coitado' ter responsabilidades. Estagiário não tem que trabalhar , tem que aprender, blábláblá, saem mais cedo em semanas de prova....

    Termino meu curso ano ... e terei que enfrentar, mais cedo ou mais tarde, essa rotina de estagiário. Talvez, só a partir daí que eu veja que NÃO , estagiário NÃO ganha bem , que jogam todo o serviço chato pro estagiário fazer, que único direito que vc tem é o seu salário( e olhe lá ein )...

    ResponderExcluir
  2. Ah, cada caso é um caso, né? Estagiário pode pedir prorrogação de contrato desde que ainda esteja na faculdade e o total de anos de estágio não ultrapasse 2 anos. Por lei eles tem direito de 1 mês de férias a cada 12 meses de contrato, tal como trabalhadores convencionais.

    Com relação ao salário eu vou ter que discordar, hehehe. Não acho que estagiário ganhe bem, mesmo porque do total da bolsa que eles recebem, a maior parte dos benefícios que eles tem são descontados: alimentação, transporte, plano de saúde. E não trabalham pouco. Ao invés das 160 horas do CLT eles trabalham 120 horas. Acho que apesar de todos esses pontos, se as empresas ainda continuam apostando nos estagiários é porque elas devem ver com bons olhos esses "aprendizes".

    Eu acho que é uma experiência importante na carreira de qualquer universitário, principalmente para aqueles que nunca trabalharam.

    ResponderExcluir
  3. Nogs15:00

    Eita! Que estagiários seu amigo conheceu? hehehe

    Estag é mão de obra barata pra empresa, dependendo do momento em que está estagiando faz o mesmo trabalho que recém contratados (ganhando bem menos), não tem participação nos lucros no final do ano (na verdade não tem direito a nada pois não tem vínculo empregatício com a empresa)entre outros.

    Não conheço nenhum estagiário que processou a empresa depois que saiu dela, que "exigiam direitos" (na verdade estag não exige nada, pede pro gestor ver se dá um jeitinho hehe...se nao der, nao deu, fazer o que), que pediram férias (de fato conheço estag que vendeu as ferias haha) e que trabalha pouco, ao contrario, os estags que conheci faziam hora extra direto!

    Enfim, esse esquema de estag é bom pra quem faz facul no período noturno, que pode fazer as 6 horas por dia sem problema e sai cedo. Pra quem tem matéria jogada no meio da semana é uma tortura!

    Mas no final das contas é o primeiro contato de quem está saindo da faculdade com o mercado de trabalho. Muito importante essa transição porque nem todo mundo sai nivelado do curso com as habilidades necessárias pra trabalhar (sejam essas habilidades técnicas, pessoais, gerenciais ou mesmo as "manhas" de o que pode e o que não pode fazer em um ambiente de trabalho, já ouvi falar cada coisa...). No final acho que dei sorte e arranjei um estágio muito legal =)

    ResponderExcluir